O Sonho

A hora em que as cortinas se fecham lentamente,

A noite vai descendo silenciosamente.

Fecho os olhos e durmo em meu quentinho leito,

Sonho por mil mundos e passeio satisfeito.


Ainda ontem, bem me lembro, entrei numa cidade,

Que cidade linda, é Pena não ser verdade.

As ruas todas eram de pão-de-ló, as calçadas de rapadura,

As casas e os muros de queijada.


O chocolate andava de carro pelas praças

Eram de açucar candir os vidro das vidraças.

Nem uma chave havia nas portas dos armários.

Brincavam de peixes rubros nas escadas dos aquários.


A catedral enorme era de goiabada,

Com um sino e duas torres, todos de marmelada.

Um chafariz de bolo inglês vertia mel,

borgonha e mal-vazio, champanhe e mosquetel


As árvores do passeio cresciam bobomcados

Pastéis, nata, figo e maçãs queimadas.

Empadas descobertas serviam de canteiros,

por flores tinham dentro os camarões inteiros.


Na biblioteca tinha só livros de beiju,

mesas de queijo suíço, cadeiras de sagu.

Chovia cajuada, groselha e capilé,

em lamas de groselha eu escorregava o pé.


E eu comendo sempre,comendo sem parar,

quando a mamãe me veio de súbito acordar.

Vocês façam idéia como fiquei zangado,

tinha um pudim de creme apenas principiado!

(O Sonho – Breno Vieira)

Comentários

  1. Chorei quando encontrei esta letra pois minha avó cantava pras crianças lá em casa. quanta saudade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uns dos meus primeiros sonhos decorados! Dizia a toda hora inteirinha! Hoje encontro aqui e volto a um passado que deixou saudades

      Excluir
  2. Respostas
    1. Por favor, vc sabe a musuca? Queria muito lembrar mas nao acho. Pode gravar um pedacinho?

      Excluir
    2. minha avó também cantava pra mim , e gostaria muito de achar a canção...a letra da música era um pouco diferente da poesia..

      Excluir
  3. Minha mãe também cantava, agora só Saudades! ��

    ResponderExcluir
  4. Eu até hoje canto.Cantei para os meus filhos e agora para os meus netos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, pode cantar e gravar aqui, mesmo que vc nao seja uma Maria Callas? Queria lembrar mas so o inicio da melodia me lembro!

      Excluir
    2. Eu canto, se quiser mandar um whats app (81) 979102043.

      Excluir
  5. Minha mãe
    cantava pra gente dormir.

    ResponderExcluir
  6. Pensei que fosse uma música pois, vovó cantava para adormecer os netinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era uma música, sim... E a minha avó cantava e a minha mãe canta até hj.

      Excluir
  7. Meu pai também cantava pra gente dormir, que saudades !!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha mãe cantava essa música quando eu era pequenino para me fazer adormecer. Sim, tive o extremo privilégio de ter experimentado adormecer ao som de canções de ninar e essa é uma das canções que me trazem uma nostalgia intensa. Muitas saudades de minha mãe.

    ResponderExcluir
  9. Muita emoção. Meu velho pai aos 90 anos ainda recita esse poema. Quanta saudades dos tempos de criança...

    ResponderExcluir
  10. Aprendi na escola essa canção e hoje canto p meu filho!!!

    ResponderExcluir
  11. Me emocionei pois me trás lindas lembranças, até hoje peço a minha mãe para cantar pra mim e meus filhos...passando por gerações ❤

    ResponderExcluir
  12. Alguém pode gravar um áudio cantando essa música? Minha mãe recitava pra mim como poema. Não sabia que tinha melodia. Ficaria muito agradecida. Se alguém puder, envio meu Whatsapp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me lembro até hoje e fico emocionado. Aprendi na creche quando tinha 5 anos e agora tenho 47 .

      Excluir
  13. Muita emoção ao encontrar essa poesia... minha mãe a recitou para mim muitas vezes!
    Saudades...

    ResponderExcluir
  14. Meu avô recitava em todos os encontros de família....lindo

    ResponderExcluir
  15. Eu também cantava esta cançao( quando menina), e a gente dançava também, fazendo evoluções. Já näo me lembrava de toda a letra.Hoje, tive a grata satisfação de encontrá-la aqui. Que graça!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Casa – Olavo Bilac

Coragem – Olavo Bilac