É possível desacelerar o seu relógio biológico, basta ter atitudes positivas

É possível desacelerar o seu relógio biológico, basta ter atitudes positivas

Tatiana Sabadini

Publicação: 28/07/2009 09:00 Atualização: 27/07/2009 22:26

Você sabe como chegar aos 100 anos? A fórmula mágica para uma vida longa está longe de ser desvendada. No entanto, força de vontade e dedicação consigo mesmo ajudam, e muito, a ganhar mais alguns anos. Quem quiser viver bem e mais precisa cuidar da saúde e manter a mente calma. Procurar atividades prazerosas, ter um forte círculo de amizade, fazer exercícios diariamente e manter uma alimentação saudável. A realidade disso tudo foi descrita pelos autores americanos Frederic J. Vagnini e Dave Bunnell, no livro Diminua a sua idade (Ed. BestSeller). Fique atento aos sinais da idade e não espere mais: siga os conselhos dos especialistas e mude de atitude!

Regina e o marido, Egberto: ele cultiva hábitos saudáveis, ela precisa, com urgência, rever o modo de vida

Casados há 27 anos, Regina Célia da Silva, 52 anos, e Egberto Pereira Leite, 49 anos, fizeram o teste antienvelhecimento sugerido pelos autores, com perguntas sobre o estilo de vida de cada um. Ele se saiu melhor. A rotina de Egberto, que é vendedor, pode diminuir sua idade em três anos. Ele caminha durante 40 minutos pela manhã, parou de fumar há dois anos, não tem pressão alta, se alimenta no horário certo e não tem nenhum caso de doença na família. “Todos os parentes dele passam dos 100 anos sem problema”, brinca Regina, que trabalha como secretária.

Ela teve a pior pontuação. O estilo de vida agitado não a ajuda a diminuir nenhum ano da idade. No café da manhã, nada de pão, leite ou frutas, apenas um cigarro e café preto. O tênis de caminhada, há tempos, não sai do armário. Às vezes, está tão consumida com o trabalho que esquece de almoçar. Durante o dia, quase não toma água. O colesterol está alto e o histórico da família é de hipertensos e cardíacos. “Fazer o teste foi um alerta para mim, descobri que faço tudo errado. Chegou a hora de mudar a minha vida”, afirma a secretária.

O marido sugere: “A gente pode fazer caminhada à noite, depois que você chegar do trabalho. Que tal?” Ela aceita o desafio. O estresse e a agitação no trabalho são os maiores problemas de Regina e Egberto. O cansaço aperta no fim de semana e o casal não tem ânimo para sair e se divertir. “A gente caiu numa rotina, né? Quando éramos mais jovens saíamos para dançar, agora é só casa”, revela. Depois de tanto tempo de casado, a sintonia entre os dois é clara. “Quase não discutimos, mas que falta um pouco de diversão, falta. Podemos melhorar em alguns aspectos sim. O legal é procurar algo que nos dá prazer”, diz a secretária.

Mudar o estilo de vida pode acrescentar 10 ou mais anos. Diminuir a idade é um desafio que deve ser enfrentado a cada dia. Seja respirar fundo quando estiver em um engarrafamento, ou simplesmente sair para se divertir com os amigos, são pequenas atitudes que podem melhorar sua qualidade de vida. Uma alimentação regada a verduras e frutas também ajuda. Para os autores Vagnini e Bunnell, o exercício deve ser diário e prazeroso, mas sem extrapolar limites. Seja caminhada, natação ou ioga procure uma atividade que você goste e se encaixe no seu dia a dia.

Sono e sexo
O primeiro passo para uma vida saudável, segundo Vagnini e Bunnell, está na qualidade do sono. O descanso é importante para aliviar o estresse e varia de pessoa para pessoa. “Se você aprender a entender o que seu corpo está tentando lhe dizer e simplesmente aceitá-lo, seu sono melhorará automaticamente”, sugere os autores. Para dormir melhor, evite discussões, conversas estressantes, cafeína, fumar ou tomar bebidas alcoólicas na hora de dormir. Estabeleça um ritual antes de ir para a cama, leia um bom romance, ouça uma música suave, medite ou reze. Outra atitude que ajuda na melhora do sono, de acordo com os autores, é ter uma vida sexual ativa.

Clique na imagem para ampliar

Fazer sexo com prazer faz bem para a saúde. Estudos recentes comprovaram que os homens que têm orgasmo duas vezes por semana, têm três vezes menos chance de ter um ataque cardíaco. Além disso, pesquisadores da Duke University descobriram que quando as mulheres estão satisfeitas sexualmente também tendem a viver mais. “Não importa o quanto você está velho, uma vida sexual ativa traz muitos benefícios importantes para a saúde, como o aumento de níveis de hormônio e do fluxo sanguíneo, que fortifica ossos, cérebro e músculos. Carícias, abraços e aconchego promove cura física e emocional”, afirmam os especialistas americanos.

» Atitudes para viver mais

- Durma bem e descanse

- Faça sexo pelo menos duas vezes por semana

- Ria muito e divirta-se com os amigos

- Faça exercícios regularmente, mantenha uma dieta saudável e estabilize seu peso

- Faça um check up regularmente

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Casa – Olavo Bilac

O Sonho

Coragem – Olavo Bilac